Como nasce um coro?

            E, mais especialmente, como brota um coro infanto-juvenil?

            Cantar é escarrar a alma e cantar em conjunto é experimentar o som do outro junto ao seu; é fundir-se em harmonia, é servir à Música e não servir-se dela!

            O coral Vox Virtuosa nasce, no Estado da Paraíba, com um propósito, por assim dizer, pioneiro, e sob uma insígnia diferente: promover o resgate da Arte musical, e o enlevo de plateias em todo o mundo, através do desenvolvimento da genuína Educação Musical de crianças e adolescentes que possam aprender e apreender o virtuoso ofício do cantar.

          Seu idealizador é o compositor paraibano Samuel Cavalcanti Correia, também escritor, cantor, professor e diretor musical, nascido na rainha da Borborema. Sam Cavalcanti é um Artista sonhador (e qual Artista não o é?...) e um de seus anseios é, por intermédio de financiamento coletivo, poder circular por toda a Paraíba, inicialmente, e, depois, por todo o Nordeste brasileiro, e até os confins da América Latina, a levar Música que enterneça corações e mude o destino de gerações.

      A verdadeira Formação Musical é a missão precípua do Vox Virtuosa que se presta, também, a envolver e engajar pais dispostos, seriamente, a investir na carreira artística de seus filhos: percebendo nisto o encontro de vocações, e a descoberta de dons e talentos.

    O projectus é reunir um número inicial suficiente para que se possa ensinar Música no mais profundo sentido da palavra: o vocalizar consciente, a leitura musical indispensável, a audição desenvolvida pela percepção das formas e da estruturação harmônica em cada repertório escolhido, o mistério do contraponto e seus princípios, e a aquisição da disciplina cotidiana para que a Formação Musical aconteça de maneira gradativa e consolidada.

    A faixa etária é ampla  a temporada 2023 contou com coristas de 4 a 15 anos — para que possa haver subdivisões em grupos que se reúnam conforme o grau de instrução e de capacidades de aprendizagem. Por isso, é importante frisar que todas as crianças serão aceitas, desde que os pais se prontifiquem a entender e apoiar esse esquema de ensaios-aula e arregaçarem as mangas no apoio no entre-aulas, que é o momento em que se faz exercícios sem o acompanhamento professoral. O dia-a-dia da criança de hoje é, demasiadamente cheio, e, muitas vezes, essa agenda lotada é mais uma questão de mera conveniência parental do que o desenvolver de vocações.

    A atual sociedade paraibana não faz idéia do quão longe pode ir os talentos mirins se desabrochados no tempo certo e se bem conduzidos. Temos um povo com notáveis Artistas em todas as vertentes mas que são quase que completamente — nalguns casos totalmente — esquecidos ou ignorados. É na infância primeira que se nutre valores de comportamento e atitudes e é com o mais tenro timbre que se pode alcançar as mais leves e agudas notas.


Maestro Sam Cavalcanti


O Histórico


Estas fotos que se seguem representam o início de tudo; um trabalho contínuo e preparatório antes do lançamento oficial do Vox Virtuosa.

Fotos

Houve uma série de atividades preparatórias como recitais e audições sacras com os alunos e convidados do maestro Sam Cavalcanti. O Auto Pascal 2023 é um exemplo. Algumas imagens demonstram este trabalho que representa anos de experiência pedagógica e musical:

Fotos